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Dicas para evitar o cansaço da visão causado pelas telas do celular e computador

Meses sem sair de casa, horas e mais horas por dia na frente do computador, do tablet, da televisão e, principalmente, do celular. O isolamento social é a forma mais segura para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, mas os olhos das pessoas precisam de mais atenção e cuidado neste período. Oftalmologistas já estudavam antes da pandemia, o aumento de 90% de casos de pacientes que acabam sofrendo algum tipo de prejuízo ocular com a frequente utilização de aparelhos eletrônicos. A Síndrome da Visão Computacional (SVC), caracterizada pela fadiga ocular não escolhe perfil e atinge adultos e crianças.
Com a pandemia, estão diminuindo o intervalo de descanso com a visão e isto ocasiona uma exaustão, uma fadiga. Isto acontece porque se mantêm o foco numa distância fixa e prejudica. A necessidade de descanso é essencial tanto para aqueles que já possuem alguma perda de visão como para outros que sequer utilizam óculos.
Os sinais clássicos da fadiga são os olhos ressecados.
Outro grande problema e bem mais comum é a miopia, que pode ser agravada ou até mesmo aparecer nas pessoas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que 1 bilhão de pessoas no mundo são míopes. No Brasil, até o fim deste ano, o índice deve aumentar de 27 para 50,7%. Com as pessoas mais em casa e pouca exposição solar, esta deficiência fica mais clara.
“Crianças brincando dentro de casa favorece o aparecimento da miopia, pois os olhos não tomam sol, pois a radiação ultravioleta é positiva no fortalecimento dos olhos. Além disto, a iluminação precisa ser adequada e não forçar os olhos que resulta em miopia. Não se pode ter a iluminação da tela com um quarto fechado”, afirmou Luiz Geraldo Simões de Assis.
Dicas para evitar o desgaste ocular
1 – Intervalos a cada 20 minutos do computador para fixar o olhar por 20 segundos para o horizonte distante (um outro ambiente);
2 – Piscar mais de 15 vezes por minuto;
3 – Iluminação adequada (ambiente aberto e arejado);
4 – A tela do computador deve estar a quatro dedos da altura dos olhos e modular o contraste;
5 – Distância do monitor de 40 a 75 centímetros dos olhos;
6 – Uso de lubrificantes oculares;
7 – Em caso de desconforto, irritação e dor de cabeça, procure um oftalmologista.
Fonte: Portal Oftalmologia





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